10 de fev. de 2014

Foo Dogs

Na entrada da Cidade Sagrada em Pequim dois leões fazem a guarda. Segunda a lenda, eles tem o poder de proteger e trazer prosperidade. Por isso são usados em quase todos os edifícios, fundações e Palácios Imperiais na China. São símbolos sagrados para o povo de Mao.
Reproduzidos numa escala menor em porcelana desde o século Xlll, os Foo Dods como são chamados, viraram febre no ocidente nos anos 50 e 60. Toda casa tinha que ter um par dos icônicos cãezinhos azuis.
Depois, os bichinhos cairam no ostracismo e viraram oldfashion. Uma pena, porque eles são charmosíssimos!








Mas como a moda vai e volta, thanks God, os Foo Dogs voltaram à cena pelas mãos de decoradores descolados e antenados. De louça, antigos, coloridos, pequenos ou grandes, como aparador de livros e, o que eu mais gosto, como abatjours. 
Os antigos custam uma pequena fortuna e não é para qualquer bolso, além de serem bem difíceis de serem encontrados. Mas os de louça novos podem ser achados nas lojas mais descoladas da cidade!








Os Foo Dogs originais são sempre usados em pares, como os originais chineses, mas se tiver quebrado um, mande fazer uma luminária!

Eu sei que decoração não tem moda, mas nesse caso vou ter que me render: lalá tem que ter um!

















































































Onde encontrar o seu:

- Espaço Casa / Lourdes
- Vênica 
- Deck Sol / Lourdes e Ponteio
- Casa Maia / Lourdes e Contorno
- Abatjour de Arte 



Nenhum comentário:

Postar um comentário