20 de ago. de 2013

Azulejaria portuguesa com certeza

Em mais ou menos 1500, o então Rei de Portugal, Manoel I, em uma de suas viagens pelos países vizinhos, ficou simplesmente encantado com a azulejaria mourisca que enfeitava os palácios espanhóis.
Mais do que depressa importou as cores e desenhos, já que técnica, os portugueses já dominavam. O que fazia a diferença era a quantidade. Enquanto os portugueses usavam a cerâmica em pequenos espaços, os espanhóis faziam imensos painéis, cobriam tetos, alpendres e fachadas.
D. Manoel encomendou de cara um belo mural para enfeitar o Palácio Nacional de Sintra. 


Quinhentos anos depois, os azulejos azul, branco e amarelo são conhecidos como ´´azulejos portugueses´´, o que deve ter deixado muitos espanhóis com dor de cotovelo.







Os desenhos variam do rococó, romântico, geométrico e neoclássico. As cores predominantes são o azul marinho e branco. O amarelo também aparece em alguns murais.
O poeta Fernando Pessoa adorava a azulejaria e muitas delas serviram de inspiração para suas poesias.
















Hoje, existem inúmeras fábricas que fazem o desenho em grande escala. Mas os antigos ou os novos feitos á mão são incomparavelmente mais lindos! 











Sou louca por azulejos portugueses! Se eu tivesse uma casa, com certeza eu teria um painel com eles!











Adriana Varejão, para mim o maior nome da arte contemporânea, se inspirou na azulejaria lusitana para criar algumas de suas mais expressivas obras. Adriana é um gênio e um talento. Somando-se a isso a beleza das cores de Portugal, só podia dar uma Obra de Arte!









Algumas revistas - Elle Decor e Veranda - trouxeram  projetos onde os azulejos são aplicados com
paineis em banheiros e lavabos. Um luxo!























Para ter em casa:

A Cermaica Antigua tem uma linha de azulejos pintados á mão da linha Jorge Elias que é uma coisa! Você pode encomendar pelo site. Estou louquinha por eles!











E se quiser ter algo parecido nas paredes, a Espaço 670 tem quatro telas que estão na minha Wish List!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário